Cristãos mimados e um evangelho Drive Thru.

26 mar

 Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Filipenses 4:13 utilizado de forma isolada pode surtir muitos efeitos diferentes na vida dos Cristãos. Às vezes de propósito, outras por falta de entendimento, o texto é retalhado nos púlpitos e resumido somente ao Versículo 13. Quando se lê este trecho retalhado no inicio de um sermão nossa mente já viaja e automaticamente desenrola todo o andamento da pregação, através dele desenhamos o que será ministrado, já imaginamos uma pregação hiper prazerosa pra nós de autorização e aval de Deus, além de super poderes pra possuirmos e conquistar-mos coisas, o tão conhecido “Chamar á Existência”.

Usando como exemplo o texto de Filipenses, chamo atenção á maneira como a palavra é apresentada hoje dia em alguns lugares, passada de uma forma destrutiva e perigosa para os cristãos e a igreja, e para o andamento e visibilidade do verdadeiro evangelho de Cristo. Taís ministrações caem sobre nós como se tivéssemos recebido de Deus, um Vale-Compras de uma loja famosa, um cheque em branco assinado por Deus, onde você pode comprar tudo o que quiser. Através daí se planta no coração das pessoas a mentira de que todo cristão tem de ser rico senão tem algo errado, alguma maldição ou coisa do tipo, desencadeando uma corrida maluca pelas coisas materiais, cargos e posições na igreja, a busca cega pelo tudo posso e tudo tenho que ter, e ainda o tal “Sou ou não servo de Deus?”  Vivendo numa fogueira alimentada dia a dia por teologias de prosperidade, desafios e maluquices mascarados de palavras e atos proféticos.

 Criou-se o evangelho Drive Thru igrejas de bênçãos rápidas e soluções de problemas imediatos. Onde tudo é resolvido num simples “faça seu pedido”. E Deus que parece morar na lâmpada do crente, fica escravizado e obrigado a cumprir sua promessa e atender á todos. Quando se lê todo o capitulo 4 de Filipenses, enxergamos uma realidade diferente através de Paulo, muda se a forma de ver, automaticamente desaparecem os superpoderes, o Vale-Compras ilimitado e o Cheque em branco assinado por Deus. Paulo fala ali de um relacionamento de confiança e de dependência de Deus, um relacionamento onde a base de nossa vida é Cristo e não mais nossas coisinhas, nossas necessidades, nosso carrão de luxo e nossa casa no Litoral.

Quando Cristo é a base nada disso importa. Podemos ser pobres, e isso não nos abater, pois temos a certeza de que Cristo nos fortalece na nossa pobreza não permitindo a vergonha e nos suprindo. Podemos ser ricos e isso não significar nada, pois a base é Cristo. Estar empregado ou não, doente ou são, nada importante, o que importa é que Cristo é a Base e nele posso resistir isso tudo, Ele me fortalece pra sair de qualquer uma dessas situações vitorioso. Chega do Evangelho Drive Thru que forma cristãos mimados, birrentos e egoístas que acham que podem tudo: -Podem orar pra parar de chover sem se importar com o que sofre com a seca, -Podem orar e pedir pra igreja se mudar pro lado da sua casa e os outros irmãos que peguem ônibus metrôs e cipós pra chegar lá. – Podem se sentir superiores, agir rispidamente, maltratar e gritar com as pessoas, devido a “autoridade” que têm por serem pastores lideres e outros crachás eclesiásticos. -Podem gastar ou assumir contas de 5 mil “pela fé” no shopping, ou numa nova empreitada da igreja, mesmo que ganhe ou se arrecade menos que 1mil.

Chega do evangelho onde o centro é o homem, com suas birrinhas, descompromissado, buscando milagres de um Deus que é estranho pra ele. Chega de ministrações já mastigadas e manipuladas á interesses próprios. Seja Cristo o Centro de nossas vidas, nele podemos sorrir nos dias onde tudo dá certo e sobreviver á dias maus, vencer aflições e não perder tempo em se gabar e fantasiar com a vitória procurando méritos ou merecimento, á deitar e levantar todos os dias e poder dar graças por esta força que nos mantêm em pé.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: