Perdão

16 abr

Quantas vezes devo perdoar meu irmão? Pedro se aproximou de Jesus fazendo esta pergunta;

O mesmo dilema acontece na nossa vida, quantas vezes devemos perdoar, até quando ter paciência com aquela pessoa, até quando aturar, perdoar, relevar e seguir em frente? Até quando?

Pedro achou que perdoar até 7 vezes seria uma boa, mas Jesus o surpreendeu quando lhe pediu para perdoar não 7 mas setenta vezes sete.

Alguém vai pegar a calculadora ou fazer a conta rapidamente de memória e chegar a conclusão de que se deve perdoar até 490 vezes então?

Outros dirão que não, que  o 7 significa plenitude, o número perfeito, o infinito.

Alguns  líderes Judeus achavam que um homem deveria ser perdoado por algo até 3 vezes e na quarta vez, estariam isentos de perdoa-lo de novo, pois se baseavam no que Deus dizia em Amós 1.

Não sei qual seu pensamento sobre perdoar, ou quantas vezes.

Mas a resposta de Jesus foi muito mais que números exatos, calculos, condições, interpretações. O que Jesus disse a Pedro é que ele sempre poderia fazer mais e melhor pelo irmão, que poderia amar melhor do que achava, poderia tambem perdoar melhor, perdoar sempre.

Jesus diz a cada um de nós até hoje, que  podemos fazer mais

ao invés de 7 faça 70 x 7

ao invés de desistir hoje, insista

E se tem toda a razão e todos estão do seu lado dizendo que não é o culpado e se caso não perdoar não estará errado, perdoe mesmo assim, se sujeite, ame,  e saia maior, sempre maior das adversidades.

Afinal Perdoar não é se a pequenar, Perdoar nos faz grandes, libertos, curados,

 

Não perdoamos por dó do próximo,  e nem achando que estamos fazendo um favor a alguém, perdoamos por amor. perdoamos por nós, pois não queremos que o mal cresça e continue. Perdoamos porque não queremos carregar fardos desnecessários pelo caminho de vida. que por sí só, já é duro demais.

 

Não se perdoa porque se entende o irmão, aliás, talvez nunca  entenderemos os motivos dele pra nos magoar, já que não entendemos nem os nosso motivos com sinceridade, mas pra que entender, basta perdoar e pronto.

 

Perdoar não é esquecer, como dizem por ai. Pois perdoar envolve sentimentos, e muitas vezes não se esquece facilmente. Muita gente se adoenta na alma, tentando esquecer, ou se culpando por que não esquece.  Mas perdoar não é esquecer! Perdoar é  sim , melhorar a cada dia,  fazer mais que o erro, é dizer as lembranças que o perdão esta escrevendo uma nova história, e que aquela caixa de tralhas vai pro porão até cair de fato no esquecimento, o que não é automático enem feitos por nós de ula hora para outra.

Perdão não é pedir desculpas, não é banal. Perdoar é parar, é se reconciliar, é se abrir, é consertar.

 

 

Quantas vezes devo perdoar?                                                                                                                                                                                                        A resposta talvez esteja na análise de outra pergunta que é: Quantas vezes eu quero ser perdoado?

O mesmo Jesus que pediu a Pedro, para fazer sempre mais bem do que achava que deveria fazer, nos ensinou  a oração do Pai Nosso, e nela ensinou a pedir a Deus que nos perdoe as dividas assim como perdoamos nossos devedores.

O que Jesus ensinou ali foi uma oração que vai além de dobrar os joelhos e fechar os olhos, além de se concentrar e orar por alguns minutos. Jesus ensinou uma oração que deve ser a extensão da vida. Uma oração que continua quando levantamos os joelhos, abrimos os olhos, e vamos viver a vida e o dia a dia ao lado de pessoas diferentes no pensar, agir, no crer e em diversas outras coisas.

É ali que a oração faz sentido, que ela se torna viva, poderosa, e transformadora.

E ali que nos passamos a reconhecer que devemos perdoar sempre, porque sempre queremos ser perdoados.

Que Deus sempre nos ama com misericórdia sem fim, e eu tenho que ter misericórdia do meu irmão.

Aplique o perdão hoje, conserte tudo, jogue fora os pesos inúteis e ganhe um irmão pra caminhar pela vida.

Não dá pra orar esta oração sem buscar nela parâmetros de vida e aplica-la dia a dia cada vez mais.

Carlos Alberto Correia

Comunidade Cristã Remanescentes

16/04/2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: