E você, se aceita?

17 nov

Dando uma olhada no Facebook, me deparei com um post com a imagem acima, que trás a seguinte pergunta: A sua igreja me aceita?

Um alerta até que legal, já que existe de fato (embora já não como antes) preconceitos com a aparência, ou visual com alguns dizem,  e outros não tão percebidos como a discriminação social, ou intelectual pelo fato da escolaridade ou formação do individuo, além de outros.

Agora,  perguntar a uma  igreja, instituição, prédio, placa e pessoas,  se ela o aceita em virtude de seu visual, tatuagem, piercing, cabelo ou seja lá o que for, me soa infantil. É estranho pois o mesmo  que diz ter a certeza de que Deus o aceita como é,  carrega em sí a necessidade de buscar aceitação da igreja formada por homens para se afirmar, ser feliz, ou estar satisfeito.

Não tenho, mas também não sou contra tatuagens ou piercings, e nem me importo em analisar como as pessoas se vestem ou são.

Também não sou a favor do preconceito idiota ainda sustentado por alguns grupos que  procuram na bíblia amparo pra discriminar.

Mas por outro lado é necessário aos que se sentem não aceitos pela igreja placa ou  igreja lugar, se ligarem que  o discurso de que “Deus os aceita” é real, mas que não passa de conversa fiada para eles próprios, visto que eles querem aceitação de gente que tem suas diferenças, erros, costumes, educação e muitas vezes culturas diferentes. E assim seguem querendo e buscando que  a igreja de autenticidade á sua fé, e um espacinho pra ele ir e se sentir colocado.

A igreja é você, e muitas vezes você próprio faz o que os outros fazem, ou seja, se liga muito e só se importa com seu visual, com a casca e tudo que esta do lado de fora. Passa a ser uma doença e isso é tudo pra você.

Você quer chocar as vezes, e outras vezes por ser crente tatuado ou cabeludo, ou de moicano, acha que seu visual é a ferramenta principal e o motivo de exito na hora de evangelizar outros.

Visual, visual, e mais visual! Você quer que ninguém ligue, mas não pensa em outra coisa.

Você quer aceitação, mas talvez você mesmo não se aceite.

Não que você não aceite sua tatuagem ou visual, o que rola é que você não se aceita como aceito de Deus.

E vive buscando esmolas de aceitação de um grupo, ou um pedido de desculpa do pastor ou líder que te discriminou no passado.

Sai dessa! Deus te aceita, e diz  que mesmo que ninguém te aceite, mesmo que pai e mãe te desampare, Ele não fará o mesmo.

A questão é mais profunda, o problema talvez não seja os outros, e sim você, que não se aceita como aceito.

Porque no momento em que você se aceitar como aceito, nada mais importará. E nem mesmo você próprio será mais tão importante, e talvez o visual que você usava pra buscar aceitação, perca totalmente a graça.

Falo de visual devido ao post no Facebook que me fez pensar nisso. Mas também já fui alguém que buscou aceitação de gente, e da igreja placa, muitas vezes pra provar algo. É eu fiz, e persegui isso muitas vezes  por ser negro, por ser pobre, morar na periferia e não dar dízimo como muitos, e as vezes por isso ser jogado de escanteio em alguns momentos. Fiz, e fui um imbecil!

Hoje sou igreja de Cristo, e me reúno numa igreja local, com amigos irmãos que também são igrejas, corpo e família de Cristo, e já não busco aceitação e nem justificação em nada e nem em ninguém, pois aprendi penando, devido a minha teimosia, e acima de tudo pela misericórdia de Deus, que Ele me aceitou desde o inicio, que em Cristo me justificou, é Ele quem me guia, me muda e ensina, que  Dele sou porque assim quero ser.

Ele só muda o que precisa ser mudado, e aqui estamos, abertos, e sem resistências para que Deus faça as mudanças verdadeiras, ou seja, as que se dão de dentro  pra fora do homem, e refletem em sua vida a transformação  do ser para melhor.

Transformação que  possa tocar sua aparência, mas que pouco se importa com ela.

Se aceite, porque Ele te aceitou não pelo que você é ou se parece na frente do espelho, mas pelo que você é lá dentro seja como for, pois só Ele conhece o porque de tudo.

Carlos Alberto Correia

06/10/2012

Deixe um comentário

