Culto Racional

14 dez

fgfg

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1

Nos dias de hoje a palavra “culto” se resumi as nossas reuniões semanais na igreja, mas Paulo fala de um outro culto, fala da nossa vida. Enquanto para nós igrejas são templos e paredes, pra Deus a igreja é você e eu. Enquanto pra nós louvor é um momento de cântico, pra Deus o louvor deve ser a nossa vida grata á Ele. Com nossa vida louvamos á Ele, nossa vida é um louvor á Ele.
Culto Racional não é uma reunião da semana, e sim uma vida baseada em Deus, em sua vontade, seus princípios, um relacionamento com o Pai. Tem de ser racional porque no relacionamento com Deus, não existe cházinho alucinógeno, pra roubar sua consciência ou “facilitar” uma elevação espiritual.
Tem de ser racional porque Deus quer consciência, razão, entendimento, ele quer gente pensando no porque de estar com Ele. Gente que pense, porque esta neste caminho, e que esteja nele porque realmente ama á Deus e tem experimentado cada dia da vida com Ele.

Interessante como falamos mal as vezes do Santo Daime ou outras seitas que usam artifícios para deixar inconscientes seus adeptos, mas não damos conta de que muitas vezes na nossa igreja o nosso culto tem sido totalmente irracional, sem consciência e maquinal.Nosso culto se resume a uma cerimonia com ritos que nunca ousamos procurar saber de onde e como vieram até nós, somos escravos de regras e jugos impostos por homens, e ficamos calados oprimidos ou alienados fazendo tudo que “lideres e autoridades” nos mandam.

No culto irracional, é proibido ser você, é proibido ter dor, estar triste, e o pior de tudo é proibido pensar.
No culto irracional se dança, bate palmas porque te mandam. Quase que se entra num mantra porque te dizem que isso sim é uma experiencia com o Espirito Santo. Se grita glória a Deus porque o ministro exige ou se tornou um hábito, e se diz amém porque nos pedem a concordância, porém sem a reflexão.
Neste culto irracional, o homem que Deus fez pensante, e de livre arbítrio se torna um fantoche.
Mas no culto que Deus deseja. que é o “racional”, você é você, e esta ali estando em qualquer lugar, e é de Deus porque quer ser Dele.
Você deixa Ele te mudar porque busca com desejo viver esta mudança, e busca e deseja mais isso a cada dia.
No culto racional você esta consciente, você pode pensar, você pode questionar, e provar Deus, pois Ele não tem medo nenhum de quem o prova, de quem o questiona, de quem se apresenta a Ele com sinceridade, mesmo que esta sinceridade seja dizer a Ele que talvez hoje você tenha acordado com sua fé abalada, que tem dúvidas, ou que não creia tanto como antes. Pois Deus não tem medo da verdade, porque é nela que ele trabalha, isso é relacionamento.

Deus não te manipula, e o Espirito Santo não é uma onda que vem como um tsunami e te deixa inconsciente enquanto faz uma lavagem cerebral, ou te faz falar sem saber o que falou, nem pular e girar, e depois só vai saber porque te contaram.
Paulo diz em Corintios 14:32 que o Espirito é sujeito aos profetas.

Não que nós tenhamos um controle ou demos ordem ao Espirito Santo. Paulo fala sobre consciência do profeta que não é roubada, e de relacionamento, e intimidade com o Espirito Santo que não é um invasor que se apodera das pessoas, e nem nos trata como bobos, de cabeça vazia. As coisas só acontecem porque somos um do outro e nos relacionamos com um com o outro. Assim Ele nos usa e nós queremos ser usados, Ele esta em nós, e nós Nele.
Religiões, homens, lideres, todos tem medo de serem questionados, pressionados,  por isso desejam que tudo entre e permaneça no campo da manipulação, na irracionalidade. Mas Deus não, ele quer um relacionamento racional, onde você pense, onde você não seja escravo, marionete, mas esteja lá. Seja uma vida Dele, e um culto a Ele porque quer, porque o ama de verdade, e porque sabe o que é estar com Ele e jamais procuraria outro lugar.
Compartilhe da palavra com seus irmãos, orem, busquem conhecimento e busquemos juntos oferecer a cada dia culto Racional a nosso Deus.

Carlos Alberto Correia

12/12/2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: